Você sabia que as ataduras de gesso já existem há quase 170 anos? Quem criou esse recurso foi Antonius Mathysen, um médico cirurgião militar holandês, em 1851. O gesso produzido com a adição de água a um pó de sulfato de cálcio desidratado gerou uma grande avanço para imobilização em casos de fraturas e é utilizado até os dias atuais.
Porém existem inúmeros cuidados com a aplicação e utilização do gesso, pois podem causar sérias complicações, como por exemplo: compressão de vaso sanguíneos, de nervos, inchaço, perda de sensibilidade, cianose (quando os tecidos não recebem a quantidade adequada de oxigênio), dermatite, dormência ou formigamento, vermelhidão e até febre. Além desses prejuízos clínicos que podem ocorrer, os cuidados com o gesso são geralmente trabalhosos.
Como o gesso é solúvel em água, é necessário muito cuidado ao tomar banho, lavar as mãos, limpá-lo, locomover-se por ambientes com acúmulo de água, entre outras situações, pois molhar o gesso pode danificar sua estrutura e consequentemente prejudicar o tratamento e imobilização.

Sabemos também que é muito comum o desconforto do uso do gesso não só para banho e limpeza, mas pelo calor, transpiração, coceira, mau cheiro e pelo peso das várias camadas de malha de tecido, algodão e o do próprio gesso.
Você já deve ter ouvido falar ou vivenciou aquela coceirinha que a imobilização com gesso provoca, e também já deve ter visto ou feito a famosa estratégia de coçar a pele por dentro do gesso com a régua, caneta, lápis ou outros objetos pontiagudos. E talvez até causou algumas feridinhas, que podem ter infeccionado lá dentro, e só descobriu quando tirou o gesso né? Pois bem, essas situações são bem comuns e podem causar prejuízos e agravamento das complicações de saúde.
Mas já pensou se existisse outra forma de imobilização? Sem coceira, mau cheiro, tomando banho sem preocupações, utilizando uma tala bonita e leve? A Fix it tem uma solução para você, quer saber como? Fique atento aos próximos posts. Até lá!
Sou Tecnico de imobilização ortopédica. Informação
Atenção
Fix it ...nunca vai substituir a imobilização gesso
Com certeza quem tem maior poder aquisitivo
Sou a favor sim ao auxiliar
No tratamento..os médicos indicam somos a favor..
Agora será mais lucrativo p fix it
Ter apoio dos tec imobilização
Da pra fazer junto .
Pq vcs sabem quem indica e o ortopédista .quando maioria e do Sus 13 996126175
Olá Assis, como vai? A Fix it é uma nova experiência de imobilização, já temos diversos médicos pelo Brasil indicando e também estamos contando com a ajuda de muitos Técnicos de Imobilização para realizar as aplicações. Sem dúvidas, depende da indicação do médico, e o que for melhor para que o paciente tenha adesão ao tratamento. O que acha das nossas soluções? Continue nos acompanhando, abraço 💜💙