Lendo:
Rizartrose – processo degenerativo que acomete de 6% a 12% da população

Image

Rizartrose – processo degenerativo que acomete de 6% a 12% da população

agosto 6, 2020

Rizartrose ou osteoartrose – Uma das doenças articulares mais comuns

O que é Rizartrose?

A rizartrose ou osteoartrose é um processo degenerativo da base do polegar. Ela é uma das doenças articulares mais comuns e no Brasil acomete entre 6% a 12% da população.
Nessa doença, há a perda de habilidade manual e da força de preensão, especialmente quando a articulação trapézio-metacarpiana é afetada. Entende-se como força de preensão o ato de segurar/agarrar ou também conhecido como movimento de pinça.

Rizartrose
Fonte: Ortopedia Universo Sénior

A articulação trapézio-metacarpiana tem duas principais características funcionais, que são: a liberdade de movimento e a estabilidade. Por isso é considerada uma das mais importantes articulações da mão. Cerca de 45% da função deste membro resulta na ação do polegar, como por exemplo escrever, abrir uma garrafa, girar a chave e até mesmo usar o celular. Com o desgaste dessa articulação, tais movimentos são prejudicados.

Sintomas

Os principais sintomas da rizartrose são dor na região polegar/dorso radial – que é a continuidade do polegar em direção ao antebraço – e a perda de força no movimento de pinça. Em casos mais graves há a deformidade da base do polegar.

Para diagnosticar a doença, é necessário a realizar o exame de radiografia. O médico, ortopedista, reumatologista ou fisioterapeuta identificará a degeneração da articulação e indicará o tratamento.

Tratamentos

O tratamento conservador dessa doença, tem como objetivo a prevenção do primeiro espaço interdigital (espaço entre os dedos), diminuição das dores, manutenção da função do polegar, orientação sobre proteção articular, conservação de energia e o uso de tecnologia assistiva para as funções diárias, que são como adaptações para execução de atividades comuns do dia-a-dia. O tratamento consistem em aplicação de gelo no local, uso de anti-inflamatório, mudança na rotina visando menor atividade da articulação. A infiltração do ácido hialurônico pode ser uma opção para retardar o processo de degeneração.

E casos mais graves, o médico pode sugerir a procedimento cirúrgico como uma solução definitiva,

Imobilização articular

Para proteção articular, é sugerido o uso de órtese, pois a mesma fornece o apoio externo para a articulação, estabilizando assim as articulações adjacentes capazes de movimentos compensatórios para manter o primeiro espaço interdigital. A solução ABDFix é uma ótima opção para fazer a imobilização do polegar, pois é desenvolvida em plástico biodegradável, ou seja, pode molhar, não causa mau-cheiro nem alergias. Além de ser personalizada à anatomia do paciente, pois o material é termomoldável.

Rizartrose - processo degenerativo que acomete de 6% a 12% da população 1
Tala ABDFix – Fix it

Acompanhe o conteúdo do blog também através do nosso Vlog no Youtube. Dê um play no abaixo para conhecer sobre a Rizartrose, através da Terapeuta de Mão, Doutora Mônica Omori.

Rizartrose – Dra. Monica Omori – Fix it

Você tem dores na região das mãos? Identifique os sintomas lendo sobre Tenossinovite de De Quervain e Síndrome do Túnel do Carpo, e consulte um médico para ter o diagnóstico completo.

Monica Omori, terapeuta ocupacional, nasceu na cidade de Braúna/SP, se graduou em Terapia Ocupacional na Pontifícia Universidade Católica Campinas e se especializou em reabilitação na Universidade Federal de São Paulo. Hoje representa a Unidade Fix it Chapecó, atendendo pacientes e entregando conforto e liberdade para eles, com as solução Fix it



0 Comments

Deixe uma resposta

Relacionados

junho 24, 2020

Síndrome do Túnel do Carpo

novembro 13, 2019

AVC – Acidente Vascular Cerebral

Arrow-up