Image

Osteoporose

outubro 20, 2022

Hoje, dia 20 de outubro, é celebrado o Dia Mundial da Osteoporose, data dedicada à conscientização da prevenção, do diagnóstico e do tratamento da osteoporose. 

Mas você sabe o que é a Osteoporose?

Trata-se de uma doença crônico degenerativa de origem metabólica, caracterizada pela perda gradual da massa óssea.

A Osteoporose provoca enfraquecimento nos ossos do corpo rompendo toda a arquitetura óssea. Como consequência disso os ossos se tornam finos, frágeis, e sem força, propiciando fraturas e levando à deterioração progressiva da saúde.

E como se manifesta?

Mais conhecida como “doença silenciosa”, sua manifestação é sutil e na maioria das vezes só é descoberta após uma primeira fratura óssea.

Interligada ao envelhecimento da população, ela acomete principalmente pessoas idosas e mulheres, podendo também acometer os homens, sobretudo a cima dos 50 anos de idade.

Quais são os fatores de risco?

Existem alguns fatores de risco para o desenvolvimento da osteoporose. São eles:

  • Idade
  • Sexo
  • Índice de massa corporal
  • Estilo de vida
  • Histórico familiar

Como prevenir e tratar a Osteoporose?

A prevenção da osteoporose pode ser iniciada desde a infância, estimulando os hábitos de vida saudáveis, com boa alimentação e prática de atividade física/exercício físico. Podemos utilizar a suplementação de cálcio e vitamina D como forma de prevenção e também de tratamento.

Além da suplementação, a atividade física/exercício físico também é bastante utilizada como forma de tratamento, sendo importante frisar a necessidade do acompanhamento profissional, visto que pacientes com Osteoporose possuem ossos frágeis e a variação da intensidade do exercício pode influenciar na incidência de fraturas.

Os hábitos de vida saudáveis possuem uma grande parcela de contribuição para a diminuição de possíveis complicações provenientes da velhice, sendo indispensável o auto cuidado em qualquer momento da vida.

Qual a ligação da Fix it com a Osteoporose?

Sabe-se que, em se tratando de ossos frágeis, a possibilidade de fratura aumenta e, junto com ela, o medo.

Imaginar ter um membro imobilizado com gesso convencional é sentir um temor constante em comprometer toda sua rotina e bem estar, seja com o incomodo da imobilização pesada, com mau cheiro, com coceira, ou com todos os outros problemas que o gesso causa.

Osteoporose 1
Paciente trocando o gesso pela órtese da Fix it

A Fix it produz órteses de impressão 3D com materiais biodegradáveis, cuja função é imobilizar, alinhar, prevenir ou corrigir deformidades. As órteses são feitas de materiais que não causam alergia, são leves, arejadas e que podem molhar, não prejudicando o tratamento. Desse modo, elas tornam o tratamento mais confortável melhorando a qualidade de vida do paciente.

Clique aqui e saiba como oferecer Fix it para os seus pacientes, um tratamento com mais conforto e liberdade.
Clique aqui e saiba onde encontrar um credenciado Fix it mais próximo.

Referências

Souza, Márcio Passini Gonçalves de Diagnóstico e tratamento da osteoporose. Revista Brasileira de Ortopedia [online]. 2010, v. 45, n. 3 [Acessado 13 Outubro 2022] , pp. 220-229. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0102-36162010000300002>. Epub 19 Ago 2010. ISSN 1982-4378. https://doi.org/10.1590/S0102-36162010000300002.

Relacionados

outubro 9, 2019

Você sabe como as soluções da Fix it são desenvolvidas?

Por
agosto 25, 2022

Quais as vantagens que as órteses da Fix it tem em relação ao gesso?

julho 14, 2022

Quantos tipos de órteses existem?

Arrow-up