Biodegradar, bio + degradar = destruir de forma biológica. Segundo o dicionário da língua portuguesa, a palavra biodegradável significa “O que pode ser destruído por um agente biológico (bactérias)”. A decomposição acelerada e a ausência de resíduos, faz com que esses materiais sejam de total benefício para a natureza, pois os que não são biodegradáveis geram gases que prejudicam a camada de ozônio em sua longa deterioração, além de criar pilhas e pilhas de lixo tóxico, que podem por sua vez, penetrar nos lençóis freáticos e destruir solo e água, podem também impactar na qualidade do ar, já que são expostos a céu aberto.
Você já deve ter ouvido falar sobre o tal “lixo plástico”. Sabe aquelas fotos que aparecem nos jornais e redes sociais, com várias sacolas plásticas perto dos mares e rios? Sim! Este é o lixo plástico de qual estamos falando. De acordo com a WWF (World Wide Fund for Nature), o Brasil é o 4º país a produzir mais lixo plástico no mundo! Mais de 11 toneladas por ano.
Veja abaixo, a lista dos países com maior índice de produção e reciclagem de plástico, segundo a WWF.

Os dados são de assustar! O plástico demora entre 50 a 400 anos para se decompor, mas além dele, temos outros materiais nocivos a natureza. Abaixo, estão listados alguns materiais e seu tempo de decomposição de acordo com a Universidade Federal de São Paulo.
1 – Garrafa plástica: 400 anos
2 – Copo plástico: 50 anos
3 – Vidro: 4000 anos
4 – Alumínio: 200 a 500 anos
5 – Cigarro: 5 anos
6 – Chiclete: 5 anos
7 – Papel: 3 a 6 meses
8 – Latas de conserva: 100 anos
9 – Madeira pintada: 13 anos
10 – Pano: de 6 meses a 1 ano
11 – Fralda descartável: 600 anos
12 – Linha de Nylon (de pesca): 650 anos
Grandes empresas já estão mudando o seu comportamento em relação a este assunto. Os canudos biodegradáveis, é uma medida de diminuir o impacto do plástico, por exemplo. Mas ainda assim, nossa missão deve ser de conscientização, pois aumentando o uso de materiais biodegradáveis temos a certeza que natureza e saúde estarão sempre em vantagem.