Image

5 USOS PARA A PUNHOFIX

Por Fix it
novembro 26, 2020

VOCÊ CONHECE A TALA PUNHOFIX E PARA QUAIS CASOS ELA É INDICADA?

Para quem acompanha o blog Desengesse há algum tempo, pôde perceber que a queridinha da Fix it é a órtese de imobilização de punho – a querida PunhoFix. Usada em muitos casos ortopédicos, reumatológicos e neurológicos, essa tala foi a mais usada desde o início. Já foram 2.687 pacientes atendidos com essa solução. Mas você sabe para quais patologias e tipos de lesões ela é indicada? No blog de hoje, apontaremos 5 usos para a tala de imobilização PunhoFix

PunhoFix
PunhoFix – órtese Fix it

Diagnóstico 1: Patologia em neurônio motor em investigação 

Nesta patologia, o paciente pode ter dificuldade para manter em extensão e realizar flexão ativa de punho, por isso a órtese PunhoFix foi indicada para fazer o posicionamento do punho e entregar maior conforto e liberdade para o paciente dar continuidade em suas atividades diárias, como por exemplo, a natação. 

De acordo com o Terapeuta Ocupacional, dr. Rogério de Oliveira, a PunhoFix é uma boa opção para fixar o punho e por ser um material vazado, não atrapalha nos movimentos necessários para a realização de uma atividade como a natação por exemplo.

Diagnóstico 2: Esclerose Lateral Amiotrófica 

Nesta patologia há a dificuldade da movimentação de preensão palmar e podemos citar a realização da atividade de alimentação como um bom exemplo – ao levar alimentos à boca com o talher. Essa dificuldade ocorre devido ao posicionamento gerado pela torção (pronação) do punho com um leve desvio radial (desvio do punho para parte interna do corpo), que pelo efeito tenodese (fixação do tendão ao osso) acaba dificultando a preensão do talher. 

As órteses Fix it, por serem feitas sob medida, podem possuir uma adaptação para o paciente e tratando-se dessa dificuldade na movimentação para a alimentação, pode-se adaptar a tala com um encaixe para o talher, facilitando assim o movimento. 

Diagnóstico 3: Tendinite

Melhor do que uma tala que esquenta, causa mau cheiro e não pode molhar, a PunhoFix é indicada para tratamentos reumatológicos como por exemplo a tendinite. Como forma de minimizar os impactos no tendão flexor do punho, a proposta da tala é imobilizar a região para um menor impacto durante os movimentos. 

Leia mais sobre Tendinite clicando Aqui

Diagnóstico 4: Síndrome do túnel do carpo

Assim como a tendinite, a síndrome do túnel do carpo também é uma patologia reumatológica, onde existe a compressão dos nervos que ficam na região da mão (região do túnel do carpo), pois há a inflamação dos mesmos, havendo dor e formigamento do membro. A PunhoFix é uma órtese indicada para esse diagnóstico para reduzir os impactos na região do punho e mão durante os movimentos. 

Saiba mais sobre Síndrome do túnel do carpo clicando Aqui

Diagnóstico 5: Lesão de plexo braquial

A lesão de plexo braquial consiste em danos que acometem os nervos do plexo braquial, ou seja, um conjunto de nervos que transmite os sinais da medula espinhal para os membros superiores é lesionado e os sintomas podem incluir braços flácidos e paralisados, sem sensibilidade e falta de controle muscular do braço ou mão. 

De acordo com a Terapeuta Ocupacional, dr. Elisa, a indicação da órtese PunhoFix para posicionamento do punho tem o objetivo de prevenir contraturas e deformidades, além de possibilitar a melhoria da funcionalidade do membro em relação a pinça (preensão de polegar e dedos) e preensão manual. 

PunhoFix
PunhoFix

As órteses da Fix it foram desenvolvidas pensando no conforto e liberdade que o paciente pode ter durante o tratamento. Hoje com a tecnologia não é mais necessário sofrer com talas que esquentam, causam mau cheiro, alergias e que impedem parte das atividades do dia-a-dia. Muitos profissionais da saúde tem indicado o uso da Fix it para dar continuidade nos tratamentos, pois além do benefícios ao paciente, Fix it é biodegradável.

Desengesse! #UseFixit

Relacionados

abril 23, 2019

Substituto do gesso existe?

Por
abril 3, 2019

Órteses, o que são?

Por
Arrow-up