Lendo:
NOVEMBRO AZUL – 12 MESES E 12 CORES

Image

NOVEMBRO AZUL – 12 MESES E 12 CORES

novembro 12, 2020

ENTENDA O SIGNIFICADO DE CADA COR PARA OS MESES DO ANO E A IMPORTÂNCIA DO NOVEMBRO AZUL

De uns tempos para cá, as redes sociais ficaram mais coloridas. Fotos de perfis com avatares em azul, rosa, amarelo, entre outras cores, sustentam hoje a divulgação da conscientização das campanhas de luta em pró da vida, tendo para cada mês, um laço colorido. Mas você sabia que essas campanhas não são tão atuais assim? 

A luta e prevenção do câncer de mama é uma das campanhas mais conhecidas. Quem é que não lembra das camisetas que tomaram grande notoriedade na década de 90? As camisetas com o símbolo em círculos azuis foi moda para a época – e que bom, não é mesmo? Assim, muitas mulheres puderam se conscientizar de que os exames deveriam ser realizados periodicamente, além da importância do autoexame. 

Um pouco antes dessa tendência ser espalhada, a Fundação Susan G. Komen for the Cure – distribuiu laços rosas para conscientizar que existia uma organização que acolhia mulheres com câncer e que priorizava a prevenção da doença, transmitindo informações que na época era pouco distribuída. mas voltando para alguns anos atrás deste evento, foi realizado pela ONU (Organização das Nações Unidas) e OMS (Organização Mundial da Saúde), a campanha de luta contra a Aids. Nascia então no dia 1 de dezembro , o laço vermelho, que representa o Dia Mundial da Luta contra a Aids. 

Hoje as redes sociais são grandes canais para que as empresas possam se posicionar. Diante dessa oportunidade, muitas organizações decidiram tomar partido e divulgar as causas pelas quais lutam, promovendo a conscientização de cada campanha, por meio de meses, laços e cores. 

Entenda as lutas que cada mês e cor representa: 

Janeiro Branco: Quem acha que o branco representa só a virada do ano, está enganado. A cor branca vem para representar a importância do cuidado da saúde mental e quebrar o tabu dos acompanhamentos psicológicos.

Fevereiro Laranja: Representando o cuidado às pessoas com leucemia, além de ser um alerta para as pessoas se conscientizarem que esse tipo de câncer é um dos mais comuns

Março Azul-marinho: Mês de representação da conscientização do câncer colorretal – tumor localizado no reto do intestino grosso – O terceiro tipo de câncer mais comum entre os homens, de acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer)

Abril Azul: Alerta à população sobre o diagnóstico de autismo. Esse é o único mês do ano, em que o laço não é representado apenas por uma cor, mas sim por um laço enfeitado com formas de quebra-cabeças, mesclando cada peça entre as cores azul, laranja e amarelo.

Maio Amarelo: Alerta sobre a importância da segurança no trânsito automotivo, considerando a prevenção de acidentes.

Junho Vermelho: O mês de junho foi separado para alertar sobre a importância da doação de sangue. Apesar do dia 25 de novembro ser considerado o dia nacional de doação de sangue, em junho temos o dia 14, que é o dia Mundial do doador de Sangue. 

(Quer doar sangue e não sabe os requisitos? Acesse: http://www.prosangue.sp.gov.br/artigos/requisitos_basicos_para_doacao.html

Julho Amarelo: O laço amarelo do mês de julho possui dois significados. A conscientização populacional sobre hepatites virais e o diagnóstico do câncer ósseo. 

Agosto Dourado: Essa campanha tem como objetivo alertar os benefícios do aleitamento materno. Definido pela OMS, o leite materno é de extrema importância para os bebês – um alimento nível “ouro” – por isso, o mês de agosto vem acompanhado de um laço dourado

Setembro Amarelo: Prevenção ao suícidio e aos tratamento psicológicos, quebrando os tabus ainda encontrados na sociedade

Outubro Rosa: Conscientização e prevenção do câncer de mama

Novembro Azul: Conscientização de prevenção do câncer de próstata

Dezembro Vermelho: Conscientização e prevenção da Aids – A causa pioneira de todas as outras. 

novembro azul
Laço Novembro Azul

A IMPORTÂNCIA DO NOVEMBRO AZUL

Como estamos em novembro, é válido explicar a importância do laço azul, mais profundamente. Esse movimento teve início em 2003 na Austrália, com objetivo de chamar a atenção de pessoas do sexo masculino para o câncer de próstata. De acordo com o INCA – 42 homens morrem por dia, por causa desse tipo de câncer e aproximadamente 3 milhões vivem com a doença. No Brasil, para cada 68 novos casos, 15 resultam em óbito, a cada 2 anos.

A próstata é uma glândula masculina, que se encontra abaixo da bexiga e ajuda na produção de espermatozoide. Os sintomas da doença são: 

– dor óssea;

– dores ao urinar;

– vontade de urinar com frequência;

– presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

A única forma de se prevenir da doença é o diagnóstico precoce, a partir do exame de toque, que deve ser realizado pessoas do sexo masculino de entre 45 e 50 anos. 20% dos casos são diagnósticados apenas com esse exame, porém ainda há outros exames que o médico urologista pode requerir. 

Ainda há um tabu muito grande para esse tipo de exame, mas a saúde deve vir em primeiro lugar. Agora que você já sabe a importância da conscientização do câncer de próstata, envie esse material para quem precisa se informar.

Acompanhe os conteúdos do Blog desengesse clicando AQUI



0 Comments

Deixe uma resposta

Relacionados

setembro 3, 2020

GESSO É COISA DO PASSADO!

setembro 17, 2020

PLA – O material das órteses Fix it

Arrow-up