Lendo:
NOVEMBRO AZUL – 12 MESES E 12 CORES

Image

NOVEMBRO AZUL – 12 MESES E 12 CORES

Por Fix it
novembro 12, 2020

ENTENDA O SIGNIFICADO DE CADA COR PARA OS MESES DO ANO E A IMPORTÂNCIA DO NOVEMBRO AZUL

De uns tempos para cá, as redes sociais ficaram mais coloridas. Fotos de perfis com avatares em azul, rosa, amarelo, entre outras cores, sustentam hoje a divulgação da conscientização das campanhas de luta em pró da vida, tendo para cada mês, um laço colorido. Mas você sabia que essas campanhas não são tão atuais assim? 

A luta e prevenção do câncer de mama é uma das campanhas mais conhecidas. Quem é que não lembra das camisetas que tomaram grande notoriedade na década de 90? As camisetas com o símbolo em círculos azuis foi moda para a época – e que bom, não é mesmo? Assim, muitas mulheres puderam se conscientizar de que os exames deveriam ser realizados periodicamente, além da importância do autoexame. 

Um pouco antes dessa tendência ser espalhada, a Fundação Susan G. Komen for the Cure – distribuiu laços rosas para conscientizar que existia uma organização que acolhia mulheres com câncer e que priorizava a prevenção da doença, transmitindo informações que na época era pouco distribuída. mas voltando para alguns anos atrás deste evento, foi realizado pela ONU (Organização das Nações Unidas) e OMS (Organização Mundial da Saúde), a campanha de luta contra a Aids. Nascia então no dia 1 de dezembro , o laço vermelho, que representa o Dia Mundial da Luta contra a Aids. 

Hoje as redes sociais são grandes canais para que as empresas possam se posicionar. Diante dessa oportunidade, muitas organizações decidiram tomar partido e divulgar as causas pelas quais lutam, promovendo a conscientização de cada campanha, por meio de meses, laços e cores. 

Entenda as lutas que cada mês e cor representa: 

Janeiro Branco: Quem acha que o branco representa só a virada do ano, está enganado. A cor branca vem para representar a importância do cuidado da saúde mental e quebrar o tabu dos acompanhamentos psicológicos.

Fevereiro Laranja: Representando o cuidado às pessoas com leucemia, além de ser um alerta para as pessoas se conscientizarem que esse tipo de câncer é um dos mais comuns

Março Azul-marinho: Mês de representação da conscientização do câncer colorretal – tumor localizado no reto do intestino grosso – O terceiro tipo de câncer mais comum entre os homens, de acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer)

Abril Azul: Alerta à população sobre o diagnóstico de autismo. Esse é o único mês do ano, em que o laço não é representado apenas por uma cor, mas sim por um laço enfeitado com formas de quebra-cabeças, mesclando cada peça entre as cores azul, laranja e amarelo.

Maio Amarelo: Alerta sobre a importância da segurança no trânsito automotivo, considerando a prevenção de acidentes.

Junho Vermelho: O mês de junho foi separado para alertar sobre a importância da doação de sangue. Apesar do dia 25 de novembro ser considerado o dia nacional de doação de sangue, em junho temos o dia 14, que é o dia Mundial do doador de Sangue. 

(Quer doar sangue e não sabe os requisitos? Acesse: http://www.prosangue.sp.gov.br/artigos/requisitos_basicos_para_doacao.html

Julho Amarelo: O laço amarelo do mês de julho possui dois significados. A conscientização populacional sobre hepatites virais e o diagnóstico do câncer ósseo. 

Agosto Dourado: Essa campanha tem como objetivo alertar os benefícios do aleitamento materno. Definido pela OMS, o leite materno é de extrema importância para os bebês – um alimento nível “ouro” – por isso, o mês de agosto vem acompanhado de um laço dourado

Setembro Amarelo: Prevenção ao suícidio e aos tratamento psicológicos, quebrando os tabus ainda encontrados na sociedade

Outubro Rosa: Conscientização e prevenção do câncer de mama

Novembro Azul: Conscientização de prevenção do câncer de próstata

Dezembro Vermelho: Conscientização e prevenção da Aids – A causa pioneira de todas as outras. 

novembro azul
Laço Novembro Azul

A IMPORTÂNCIA DO NOVEMBRO AZUL

Como estamos em novembro, é válido explicar a importância do laço azul, mais profundamente. Esse movimento teve início em 2003 na Austrália, com objetivo de chamar a atenção de pessoas do sexo masculino para o câncer de próstata. De acordo com o INCA – 42 homens morrem por dia, por causa desse tipo de câncer e aproximadamente 3 milhões vivem com a doença. No Brasil, para cada 68 novos casos, 15 resultam em óbito, a cada 2 anos.

A próstata é uma glândula masculina, que se encontra abaixo da bexiga e ajuda na produção de espermatozoide. Os sintomas da doença são: 

– dor óssea;

– dores ao urinar;

– vontade de urinar com frequência;

– presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

A única forma de se prevenir da doença é o diagnóstico precoce, a partir do exame de toque, que deve ser realizado pessoas do sexo masculino de entre 45 e 50 anos. 20% dos casos são diagnósticados apenas com esse exame, porém ainda há outros exames que o médico urologista pode requerir. 

Ainda há um tabu muito grande para esse tipo de exame, mas a saúde deve vir em primeiro lugar. Agora que você já sabe a importância da conscientização do câncer de próstata, envie esse material para quem precisa se informar.

Acompanhe os conteúdos do Blog desengesse clicando AQUI

Relacionados

outubro 8, 2020

Fix it quer democratizar sua imobilização articular

Por
Materiais biodegradáveis: sua importância meio ambiente 1
dezembro 18, 2019

Materiais biodegradáveis: sua importância meio ambiente

Por
Arrow-up