Você já ouviu falar sobre os termos órtese e prótese? Pode parecer termos muito técnicos e inacessíveis, e em nossa mente ainda engessada, associamos sempre esses termos à pessoas com deficiência físicas motoras, mas a verdade é que órtese e prótese são dispositivos que de alguma forma nos trazem uma melhora nas funcionalidades do nosso dia a dia! Neste artigo você saberá o que são esses dispositivos e quais as diferenças entre eles. Então vamos lá!
As órteses são dispositivos que auxiliam alguma função do corpo. E há inúmeros dispositivos colocados no corpo humano que auxiliam as funções dele, até o óculos de grau é considerado uma órtese! Citamos aqui alguns outros exemplos: a palmilha que auxilia no posicionamento do pé e até na postura; o tutor ortopédico pode auxiliar no movimento de caminhar; as joelheiras que podem auxiliar na estabilização do joelho; os coletes ortopédicos auxiliam na postura; as munhequeiras auxiliam no posicionamento do punho; e o aparelho dental que corrige a arcada dentária, etc.
As próteses, por sua vez, são dispositivos que substituem alguma função do corpo. Como exemplo, podemos citar os implantes dentários, em que o dente é substituído por um artificial; casos de amputação de pernas ou braços; ou até mesmo uma prótese ocular em casos da perda do globo ocular. As próteses foram desenvolvidas para a finalidade de substituição do membro e dentro deste contexto podemos ir além deste pensamento e citar o fato de que além de promover uma melhora na funcionalidade das atividades do dia a dia, as próteses também podem ser usadas para fins estéticos.
Os termos técnicos para esses dispositivos nos trazem a sensação de que é algo que surgiu recentemente, com os avanços tecnológicos, por exemplo, mas a realidade é bem diferente. É claro que a tecnologia promove o desenvolvimento de soluções ainda mais práticas e assertivas, mas o conceito de órteses e próteses vem de muitos anos atrás, mais especificamente por volta de 3.500 AC.
Você já deve ter visto em algum filme, documentário ou até mesmo em animações que retratam a pré-história, que nos desenhos feitos nas cavernas – a arte rupestre -, sempre havia alguém segurando um galho como se estivesse apoiando-se no mesmo, para caminhar. Sim, há muitos e muitos anos atrás, o homem já havia inventado algo que ele pudesse usar para auxiliar nas suas funções diárias.
Com o conhecimento já adquirido através deste conteúdo, te desafio a responder a seguinte questão. Na situação retratada no parágrafo acima, o galho pode ser definido, como órtese ou prótese?
Ficou alguma dúvida sobre a diferença entre órtese e prótese? Escreva nos comentários e nossa equipe terá o prazer em esclarecer!
Precisa de uma órtese? Leia nosso post sobre 4 pontos para analisar antes de comprar uma