Lendo:
PRESCRIÇÃO DE ÓRTESES – VOCÊ SABE QUEM SÃO OS PROFISSIONAIS APTOS?

Image

PRESCRIÇÃO DE ÓRTESES – VOCÊ SABE QUEM SÃO OS PROFISSIONAIS APTOS?

Por Fix it
agosto 6, 2019

Em 2011 foi publicado pelo COFFITO uma notícia já aguardada pelos Terapeutas Ocupacionais e Fisioterapeutas. SIM, estamos falando do reconhecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) acerca do direito do fisioterapeutas e TO’s prescrever e confeccionar “órteses, próteses e materiais especiais não relacionados ao ato cirúrgico”. Após meses luta pela causa,  podemos dizer que a atuação destes profissionais são reconhecidos pelos Ministério da Saúde e do Trabalho e Emprego. Veja a publicação do Conselho: 

“Mais uma vitória do COFFITO: Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais podem prescrever órteses e próteses

 Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais têm mais uma grande razão para comemorar: a partir de agora, o Sistema Único de Saúde (SUS) reconhece o direito desses profissionais de prescrever “órteses, próteses e materiais especiais não relacionados ao ato cirúrgico”, por meio da publicação da Portaria SAS/MS N° 661, de 2 de dezembro de 2010. Tal conquista amplia significativamente a atuação dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais no SUS e em clínicas e hospitais particulares por todo o país. Essa vitória é fruto do empenho do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), que atua nesta causa há mais de um ano, realizando diversas reuniões junto ao Ministério da Saúde. 

“A inclusão das órteses, próteses e materiais especiais não relacionados ao ato cirúrgico na Classificação Brasileira de Ocupação (CBO) dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais significa o reconhecimento da atuação desses profissionais nestas áreas pelos ministérios da Saúde e do Trabalho e Emprego” afirma o conselheiro do Coffito, Adamar Nunes. Entre os procedimentos incluídos, estão a prescrição de calçados ortopédicos, muleta axilar, prótese mamária, cadeira de rodas, andador, palmilhas, coletes, cintas e outros.”

(Clique aqui -> https://www.coffito.gov.br/nsite/?p=1486 para ter acesso a todo o conteúdo da notícia)

Além dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, os técnicos de órtese podem também confeccionar os recursos, porém a prescrição não está em seu escopo de atividades. Veja a descrição da função do técnico de ortopedia publicado pela Classificação Brasileira de Ocupações (CBO):

“Interpretam as especificações médicas e efetuam as medidas do paciente para desenvolver, projetar, confeccionar, adaptar e reparar órteses e próteses (o/p), tais como aparelhos para correção ou apoio para pessoas com lesões em qualquer parte do corpo e membros artificiais. Avaliam o paciente e a prescrição; planejam, confeccionam e acompanham o funcionamento de órteses e próteses prestando assistência técnica; gerenciam o ateliê. O desenvolvimento do trabalho requer o uso de capacidades de comunicação do profissional junto aos profissionais da área e os pacientes.”

Segundo a CBO, a prescrição, confecção, adaptação, ajustes, avaliação e capacitação para o uso das órteses são realizadas pelos fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais em suas respectivas áreas de interesse. Os médicos também indicam o uso do recurso. Os técnicos, por sua vez, realizam somente a confecção e ajustes. 

Você sabia dessas informações? Fique ligado no nosso blog e saiba muito mais sobre o universo da tecnologia assistiva e saúde!

Relacionados

julho 14, 2022

Quantos tipos de órteses existem?

agosto 25, 2022

Quais as vantagens que as órteses da Fix it tem em relação ao gesso?

novembro 12, 2020

NOVEMBRO AZUL – 12 MESES E 12 CORES

Por
Arrow-up