Para a confecção de órteses são utilizados diversos tipos de material termoplástico e a composição química do material define suas propriedades. E é muito importante saber sobre as características do material para escolher aquilo que você busca, tanto para a modelagem, quanto para indicar os cuidados com a órtese. Você sabe quais são as propriedades dos termoplásticos? Veja 5 delas:
1. Conformabilidade: é o caimento do material maleável no segmento corporal, quanto maior a conformabilidade, mais “justo” fica o termoplástico na anatomia do paciente.
2. Aderência: essa característica se relaciona à capacidade do material “grudar” uma parte dele mesmo na outra.
3. Memória: é a tendência do material a retornar ao seu formato original após o aquecimento e modelagem do termoplástico, o que permite remodelagens e ajustes.
4. Rigidez: como o nome já explica, é a dureza do material. Ela dependerá da composição do plástico, por exemplo, se houver uma porcentagem de borracha na composição, o material poderá apresentar-se mais flexível e menos rígido.
5. Acabamento superficial: é a possibilidade do material resistir às marcas de dedo e unha, por exemplo, quando se manipula o material aquecido.
Agora que você conhece os aspectos mais importantes de um termoplástico, clique aqui e conheça mais as soluções da Fix it, e como ela pode agregar na sua rotina profissional.