Image

Osteoporose

outubro 20, 2022

Hoje, dia 20 de outubro, é celebrado o Dia Mundial da Osteoporose, data dedicada à conscientização da prevenção, do diagnóstico e do tratamento da osteoporose. 

Mas você sabe o que é a Osteoporose?

Trata-se de uma doença crônico degenerativa de origem metabólica, caracterizada pela perda gradual da massa óssea.

A Osteoporose provoca enfraquecimento nos ossos do corpo rompendo toda a arquitetura óssea. Como consequência disso os ossos se tornam finos, frágeis, e sem força, propiciando fraturas e levando à deterioração progressiva da saúde.

E como se manifesta?

Mais conhecida como “doença silenciosa”, sua manifestação é sutil e na maioria das vezes só é descoberta após uma primeira fratura óssea.

Interligada ao envelhecimento da população, ela acomete principalmente pessoas idosas e mulheres, podendo também acometer os homens, sobretudo a cima dos 50 anos de idade.

Quais são os fatores de risco?

Existem alguns fatores de risco para o desenvolvimento da osteoporose. São eles:

  • Idade
  • Sexo
  • Índice de massa corporal
  • Estilo de vida
  • Histórico familiar

Como prevenir e tratar a Osteoporose?

A prevenção da osteoporose pode ser iniciada desde a infância, estimulando os hábitos de vida saudáveis, com boa alimentação e prática de atividade física/exercício físico. Podemos utilizar a suplementação de cálcio e vitamina D como forma de prevenção e também de tratamento.

Além da suplementação, a atividade física/exercício físico também é bastante utilizada como forma de tratamento, sendo importante frisar a necessidade do acompanhamento profissional, visto que pacientes com Osteoporose possuem ossos frágeis e a variação da intensidade do exercício pode influenciar na incidência de fraturas.

Os hábitos de vida saudáveis possuem uma grande parcela de contribuição para a diminuição de possíveis complicações provenientes da velhice, sendo indispensável o auto cuidado em qualquer momento da vida.

Qual a ligação da Fix it com a Osteoporose?

Sabe-se que, em se tratando de ossos frágeis, a possibilidade de fratura aumenta e, junto com ela, o medo.

Imaginar ter um membro imobilizado com gesso convencional é sentir um temor constante em comprometer toda sua rotina e bem estar, seja com o incomodo da imobilização pesada, com mau cheiro, com coceira, ou com todos os outros problemas que o gesso causa.

Osteoporose 1
Paciente trocando o gesso pela órtese da Fix it

A Fix it produz órteses de impressão 3D com materiais biodegradáveis, cuja função é imobilizar, alinhar, prevenir ou corrigir deformidades. As órteses são feitas de materiais que não causam alergia, são leves, arejadas e que podem molhar, não prejudicando o tratamento. Desse modo, elas tornam o tratamento mais confortável melhorando a qualidade de vida do paciente.

Clique aqui e saiba como oferecer Fix it para os seus pacientes, um tratamento com mais conforto e liberdade.
Clique aqui e saiba onde encontrar um credenciado Fix it mais próximo.

Referências

Souza, Márcio Passini Gonçalves de Diagnóstico e tratamento da osteoporose. Revista Brasileira de Ortopedia [online]. 2010, v. 45, n. 3 [Acessado 13 Outubro 2022] , pp. 220-229. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0102-36162010000300002>. Epub 19 Ago 2010. ISSN 1982-4378. https://doi.org/10.1590/S0102-36162010000300002.

Relacionados

julho 14, 2022

Quantos tipos de órteses existem?

novembro 12, 2020

NOVEMBRO AZUL – 12 MESES E 12 CORES

Por
Arrow-up