Lendo:
Síndrome do Túnel do Carpo, o que é e como tratar?

Image

Síndrome do Túnel do Carpo, o que é e como tratar?

agosto 29, 2019

O punho humano tem várias estruturas que passam por ele, tendões, vasos sanguíneos, e nervos, conforme a imagem abaixo. Em situações de esforços repetitivos, ou causas hormonais, traumáticas, inflamatórias, por exemplo, pode ocorrer uma pressão dentro deste túnel e comprimir o nervo mediano que também passa pelo canal. A compressão deste nervo pode gerar sensação de formigamento, dormência, dor e fraqueza na mão, o que prejudica a realização de atividades, manipulação de objetos, entre outros sintomas. 

O tratamento da STC (Síndrome do Túnel do Carpo) depende do quadro clínico do paciente, podendo ser realizado um tratamento conservador ou até cirúrgico, porém sempre visando o alívio da dor e da inflamação, o relaxamento muscular, a prevenção de deformidades e até a reabilitação.

As órteses para repouso do punho são geralmente indicadas para o tratamento da STC, e vale lembrar também que para um tratamento efetivo há a necessidade de rever e modificar o modo como as atividades com as mãos são realizadas para que as estruturas internas do punho não sejam sobrecarregadas.

síndrome do túnel do carpo

Referências utilizadas 
SANTOS, Carlos Michell Tôrres; PEREIRA, Carlos Umberto. Reabilitação na síndrome do túnel do carpo. Arquivos Brasileiros de Neurocirurgia: Brazilian Neurosurgery, 2009, vol. 28, no 04, p. 159-162.
KAROLCZAK, Ana PB, et al. Síndrome do túnel do carpo. Revista Brasileira de Fisioterapia, 2005, vol. 9, no 2, p. 117-22.


0 Comments

Deixe uma resposta

Relacionados

novembro 13, 2019

AVC – Acidente Vascular Cerebral

Arrow-up