Lendo:
5 importantes características dos termoplásticos para confecção de órteses

Image

5 importantes características dos termoplásticos para confecção de órteses

maio 8, 2019

Para a confecção de órteses são utilizados diversos tipos de material termoplástico e a composição química do material define suas propriedades. E é muito importante saber sobre as características do material para escolher aquilo que você busca, tanto para a modelagem, quanto para indicar os cuidados com a órtese. Você sabe quais são as propriedades dos termoplásticos? Veja 5 delas:

1. Conformabilidade: é o caimento do material maleável no segmento corporal, quanto maior a conformabilidade, mais “justo” fica o termoplástico na anatomia do paciente.

2. Aderência: essa característica se relaciona à capacidade do material “grudar” uma parte dele mesmo na outra.

3. Memória: é a tendência do material a retornar ao seu formato original após o aquecimento e modelagem do termoplástico, o que permite remodelagens e ajustes.

4. Rigidez: como o nome já explica, é a dureza do material. Ela dependerá da composição do plástico, por exemplo, se houver uma porcentagem de borracha na composição, o material poderá apresentar-se mais flexível e menos rígido.

5. Acabamento superficial: é a possibilidade do material resistir às marcas de dedo e unha, por exemplo, quando se manipula o material aquecido.

5 importantes características dos termoplásticos para confecção de órteses

Agora que você conhece os aspectos mais importantes de um termoplástico, clique aqui e conheça mais as soluções da Fix it, e como ela pode agregar na sua rotina profissional.

Referência utilizada

LINDEMAYER, Cristiane Kroll. Estudo e avaliação de termoplásticos utilizados na confecção de órteses. São José dos Campos: UniVap, 2004.


0 Comments

Deixe uma resposta

Relacionados

setembro 3, 2020

GESSO É COISA DO PASSADO!

setembro 17, 2020

PLA – O material das órteses Fix it

Arrow-up