Lendo:
Síndrome do Túnel do Carpo

Image

Síndrome do Túnel do Carpo

junho 24, 2020

Conheça a doença que afeta mulheres acima de 40 anos e que poucos reconhecem

Uma doença que afeta 5% de toda população principalmente mulheres acima de 40 anos, mas que tem se tornado cada dia mais comum em mulheres mais jovens. Hoje no blog desengesse, o Dr. Rodrigo Damasceno, médico ortopedista e representante da unidade Fix it Natal relata sobre síndrome do túnel do carpo, seu sintomas e os possíveis métodos de tratamento, em um ângulo menos técnico e mais voltado para o entendimento do paciente.

A síndrome do túnel do carpo é caracterizada pela compressão do nervo mediano na região do túnel do carpo, causando sintomas que são principalmente a dormência, o formigamento e a perda de força na mão. Essa síndrome possui uma queixa muito frequente em consultório de ortopedia e reumatologia, o que favorece a necessidade em expandir o conhecimento desse quadro, para que todos possam se cuidar e iniciar os devidos tratamentos o quanto antes. 

Para esclarecer melhor a síndrome, faremos uma analogia:

Imagine uma mangueira qualquer, de jardim por exemplo. Em seu interior, imagine que há diversas linhas de barbantes, preenchendo todo o seu comprimento na parte de dentro, de forma que essas linhas fiquem totalmente ajustadas. Se esses barbantes aumentarem seu diâmetro (incharem). O que pode acontecer no interior da mangueira? Inevitavelmente tudo aquilo que está dentro da mangueira ficará extremamente apertado. Esse é um exemplo figurativo do que ocorre no túnel do carpo. As estruturas que atravessam essa passagem no nosso punho, ficam edemaciadas, causando a compressão do nervo mediano. 

conheca-a-doenca-que-afeta-mulheres-acima-de-40-anos-e-que-poucos-reconhecem
Fonte da imagem: Ortomédica

Essa alteração é mais comum em mulheres acima de 40 anos, com alterações hormonais, sobrepeso, gestantes, pessoas com diabetes, pacientes com traumas ou processo inflamatório no punho. Pessoas que trabalham fazendo movimentos repetitivos, ou em posições desconfortáveis do punho. Inclusive pessoas que tem o túnel do carpo mais estreito que o normal.

Os principais sintomas dessa síndrome é a presença da dor, dormência, formigamento no punho, mão e dedos, podendo também ter perda de força, atrofia da musculatura e outras alterações em casos mais graves. É importante salientar que é muito comum que esses pacientes acordem durante a madrugada ou pela manhã, com esses sintomas.

Caso o paciente perceba algum desses sinais, ele deve procurar um profissional especializado, pois quanto mais cedo diagnosticado e tratado, melhor será o resultado final. Normalmente o médico irá examinar o paciente e se suspeitar ou diagnosticar essa síndrome, irá solicitar alguns exames complementares para confirmar a presença da doença. Uma vez diagnosticada, é importante começar o tratamento proposto que pode variar entre medicações, fisioterapia, o uso de uma imobilização de punho que seja confortável e/ou infiltração de medicação no local. Em alguns casos mais graves, pode ser considerado o procedimento cirúrgico. 

Em caso de imobilização da região do punho, a PunhoFix – solução de imobilizador de punhos, desenvolvida pela Fix it,  é uma opção para controle dos sintomas, onde normalmente os pacientes devem utilizar a tala para dormir com o objetivo de sanar os sintomas durante o sono e proporcionar uma noite tranquila. A órtese PunhoFix da Fix it é um grande diferencial, pois não esquenta a região imobilizada durante a noite – uma queixa muito comum dentre os pacientes. 

A cirurgia quando necessária e feita em tempo adequado traz ótimos resultados, e é um procedimento simples e rápido, e com grande resolutividade. Sendo feita principalmente por ortopedistas, neurocirurgiões e cirurgiões da mão. Dessa forma concluímos a explanação dessa doença que acomete tantas pessoas, mas tão pouco conhecida pela população. Esperamos poder ajudar cada vez mais pacientes, com atendimento e soluções de imobilização que trazem conforto e liberdade para os pacientes. 

Veja o conteúdo desse post também em vídeo. Só não esqueça de se inscrever no canal, deixar o seu like e compartilhar esse vídeo para ajudar seus colegas a conhecerem essa doença que acomete muitas pessoas – A síndrome do túnel do carpo.

Rodrigo Damasceno, médico ortopedista com especialização pelo IMIP/HMA em Recife/PE, nasceu na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. Cursou a faculdade de ortopedia na Universidade Potiguar em 2015 e hoje é franqueado Fix it em sua cidade. Trabalha atendendo pacientes ortopédicos, neurológicos e reumatológicos, utilizando as soluções de imobilização da Fix it.

Localize a unidade Fix it mais próxima a você clicando aqui > https://usefixit.com.br/unidades/



1 Comment
  1. Curso de auriculoterapia
    setembro 18, 2020

    Sou a Fernanda Almeida, e quero parabenizar você pelo seu artigo escrito, muito bom vou acompanhar o seus artigos.

    Responder Reply

Deixe uma resposta

Relacionados

novembro 13, 2019

AVC – Acidente Vascular Cerebral

Arrow-up